Aula 03 - exercicio piratas vale silicio

Sobre o filme Piratas do vale do silicio, responda individualmente:

Prazo 22/09

Francisco de Paula

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução do software.

  • R1; Penso que o principal papel do hardware na evolução foi a sua adaptação para se tornar um equipamento cada vez mais acessível as pessoas comuns, com a miniaturização ficou mais fácil e amigável. Com o desenvolvimento de equipamentos cada vez mais avançados e potentes deu então a sua contribuição para a evolução e criação de softwares, que ficam cada vez mais complexos e exigentes pó r hardwares mais potentes.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto

  • R2; Foi dita por um dos executivos da IBM, na cena do filme que Bill Gates tenta vender “seu produto” que ele mesmo nem tinha. No contexto da época, penso que o executivo estava apenas cumprindo seu papel de investidor, as expectativa do atual mercado corroboravam com a alógica da frase e tudo mais girava ao redor do hardware. Hoje temos uma percepção diferente devido a forma de como o software foi inserido na sociedade comum, com uma interface amigável e “fácil” de ser entendida e aprendida, deu a nós a praticidade que esperávamos. O hardware que jamais deixou de ser significamente importante, na nossa percepção, se tornou apenas como a sombra do software, um equipamento que usamos, mais não mais precisamos aprender sobre ele.

3) Com base no filme, qual sua opiniao entre o debate microsft X apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

  • R3; Penso que os dois tem os seu méritos, como Galileu, eles tiveram acesso ao conhecimento e souberam aproveitar bem a onda, autoria e credito poderia tem lhes rendidos mais reconhecimento mais talvez não tantos lucros. Por isso gosto da perspectiva e ver filme como uma historia de investimento, boas idéias, empreendedorismo, visão de negócios e principalmente ousadia.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

  • R4; Gostei das cenas onde tanto o Jobs quanto o Bill estavam vislumbrando seus impérios, uma idéia na cabeça, o desejo de crescer, uma garagem ou um quarto de hotel pra começar e logo depois as mudanças, cai a ficha, e quando percebem que tudo pode da certo, mudam a estratégia e avançam. Com isso quero dizer que eles foram adaptáveis a evolução.

Ivaldo Carneiro de araujo Junior

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição
para a evolução do software.

R1- Ao evoluir o hardware gerou a necessidade de softwares mais bem desenvolvidos e mais eficaz, pois a complexidade interna crescente do software exige maior capacidade de hardware, no qual aumenta o número de aplicações.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto

R2- É um frase muito marcante, passou-se em um dos momentos mais importante do filme(E da história do software), é dita por um dos empresários da IBM quando Bill Gates tenta vender o seu sistema, sua linguagem. Ao dizer, pensar desta forma o executivo fez uma das maiores bobagens já feitas no ramo de software, pois por pensar assim, deixou com que Guetes não vendesse a linguagem, mas vendesse o direito de usá-la, conseguindo assim, uma das maiores fortunas da história.

3) Com base no filme, qual sua opiniao entre o debate microsft X apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

R3- Apesar de ambas não terem sido o criador(a) da idéia, mas sim a Xerox, souberam muito bem aproveitar esse novo recurso tecnológico, principalmente Jobs que usou da sua reputação/influência e conseguiu que a nova tecnologia lhe fosse vendido. A partir Gates ao saber desse novo protótipo começou a querer algo semelhante(ou igual, como ele mesmo descreve em uma cena), e assim interfaces gráficas foram cada vez mais aperfeiçoadas, junto com o mouse.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

R4- Pra mim, a cena mais marcante, mas inteligente é a da frase da primeira questão: “O lucro está no Hardware e não no software” , a partir dessa frase idiota, Gates com seu poder de persuasão,fez uma jogada de mestre e conseguiu construir seu império.


Artur Pedro

R1. O desenvolvimento do hardware seguiu o processo normal da evolução de qualquer produto: com o surgimento da ideia apareceu um aparelho enorme, com muitas válvulas que necessitava bastante energia, gerendo vários problemas como: super aquecimento, válvulas queimadas e muito espaço ocupado; com os avanços das pesquisas este equipamento foi sendo aprimorado tendendo sempre a uma redução de tamanho e substituição de compomentes térmicos por elétricos/eletrônicos, aumentando sua eficiência, satisfação dos usuários e popularização através da utilização de software específicos a cada tipo de atividade, com isso tornando-se um facilitador para os dias atuais.

R2. "O lucro está no hardware e não no software" esta frase foi dita por um executivo da IBM em uma reunião entre essa empresa e Bill Gates, quando se tratava da negociação de um sistema operacional oferecido por Bill Gates, sendo que este´deu uma cartada de alto risco oferecendo um produto que não possuia.

R3. este debate sendo analisado pelo ponto de vista comercial tem suas virtudes, tendo em vista que nesta atividade (comércio) basicamente o que interessa são os lucros, porém sendo analisado de uma forma um pouca ética envergonha qualquer empresa que tenha como base a legalidade e respeito pela concorrência.

R4. Este filme sendo analisado pela ótica da nossa formação tem grande relevância, pois nos mostra a origem dos PC's e toda sua trajetória. Sendo um filme produzido para Televisão pela TNT, não chega a ser uma super produção. Baseado no livro Fire in the Vallei: The Making of the personal computer. Dele posso relatar algumas observação relativas aos motivos das necessidades do surgimento de um computador pessoal, que não passou por interesse de nenhum órgão de segurança nacional, muito menos por interesse das grandes corporações empresariais; partindo a ideia de jovens irreverentes. outrosssim observei a exaltação do capital, o desrepeito ao ser humano, onde teria que trabalhar e render até a última gota do seu caldo, mesmo sendo humilhado; obedecento a uma doutrina de que o sucesso de um projeto era o sucesso de uma "familia" . No ambiente de trabalho da Apple podemos observar formas interessantes de relacionamento entre empregado e empregador. O filme mesmo fazendo referências a obra de George Orwrell, 1984, que relata o sistema totalitário soviético que trata de temas como "The Big Brother"(o grande irmão) conserva os mais puros sentimentos do imperialimo americano e de qualquer sistema capitalista: a concentração do capital e da propriedade privada.


Luciano serafim

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução do software.

R - A evolução do hardware foi importante pois com a diminuição de componentes e a implementação do software possibilitou a popularização do computador, tornando-o pessoal.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

R - “O lucro está no hardware, e não no software”, dita por um dos executivos da IBM em uma reunião onde a Microsoft negociava a venda de um sistema operacional, "que aida não existia". Não sabendo ele que estava ajudando a formar a maior fortuna da história. A frase dita na época fazia sentido para eles pois a ideia de um sistema operacional ainda estava em seu começo. Com a popularização do computador foi necessário construir um elo ainda mais amigavel entre homem e maquina. É nesse momento que começa a evolução do software com uma interface mais intuitiva e funcionalidades que interessariam ao seus usuários. O valor que o mercado dá hoje tanto ao software quanto ao hardware não é tão diferente entre eles, porque os sistemas evoluiram e em contra partida o hardware também para poder atender à requisitos como interfaces gráficas com maior qualidade e processamento de informações cada vez mais rápido.

3) Com base no filme, qual sua opiniao entre o debate microsoft X apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

R - A autoria de um sistema operacional com janelas e mouse era da xerox que entregou à preço insignificante seu produto a Aple que usou a nova tecnologia em seu novo computador Lisa. Sabendo disso a Microsoft preocupou-se porque o que criavam para IBM em relação ao Lisa era obsoleto. Assim a Microsoft conseguiu unir-se com a Aple, pois segundo Bill Gates disse possuir algo que a Aple precisava, da mesma forma que fez com a IBM. Palavras de Bill Gates, "um cara só vê o que quer, não o que existe".

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

R - Um fato que achei mais interessante foi o de Bill Gates em todas as vezes que perssuadiu com inteligencia para conseguir aquilo que queria. Um gênio.


Silas Luna

1)Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução do software.

A evolução do hardware foi bastante importante, pois tornou o computador menor e com maior desempenho, mas também era necessária a evolução do software o que possibilitou ao usuário a interação total com o que o computador pode fazer.

2)Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

Um executivo da IBM. A cena aconteceu quando Bill Gates foi tentar vender um sistema operacional para a IBM, ele com todo seu poder de persuasão conseguiu e ainda disse que iria apenas licenciar o produto, podendo vender até para outras empresas se ele quisesse, o executivo da IBM concordou dizendo que o lucro está na venda de computadores em si e não no software. A mudança de valor de mercado entre hardware e software mudou bastante, pois hoje os softwares estão cada vez mais bem desenvolvidos e elaborados, custando muitas vezes até mais que o computador.

3)Com base no filme, qual sua opinião entre o debate Microsoft X Apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

De acordo com o filme a Apple fez o primeiro sistema operacional com janelas e mouses, mas como o próprio Steve Jobs disse ao citar essa frase de Picasso “bons artistas copiam, grandes artistas roubam”, A Microsoft nada mais fez do que “roubar” e modificar o que a Apple tinha conseguido com os engenheiros da Califórnia, a interface gráfica com o usuário, o mouse, que foi rejeitada pelo grupo Xerox, mas que foi de grande importância tanto para o desenvolvimento do sistema operacional da Apple quanto para o da Microsoft.

4)Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

O momento em que Steve Jobs descobre que Bill Gates vendeu vários programas da Microsoft para os japoneses que possuíam o Mac, Jobs afirma que os programas da Microsoft são quase idênticos aos dele e que isso é um roubo, Gates por sua vez diz que os seus programas tem algumas semelhanças com o da Apple, mas da o exemplo de que “todos os carros tem volantes, mas nenhum fabricante vai dizer que o volante foi sua invenção”.


Elisson da silva Melo

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução do software.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

R- Ao longo de decadas o hardware foi diminuindo e ganhando cada vez mais funcionalidades e essas só são possiveis com a utilização de um software. Nesse aspecto foi onde o software ganhou espaço e tornou-se mais importante que o hardware.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

R- Essa frase foi dita pelo o execultivo da IBM na quando Bill Gates e seus colegas propois que o acor do de licença pra seu futuro sistema operacional. Pra IBM o software era só um simples acessório, mal sabiam eles que Bill Gates se tornaria o homem mais rico do mundo. Na epoca em que microsoft fez o acordo com a IBM o lucro estava mesmo na parte fisica e o software era menos importante. Com o passar dos anos o hardware foi diminuindo e ganhando cada vez mais funcionalidades que só são possiveis com uso do software.
.
3) Com base no filme, qual sua opiniao entre o debate microsft X apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

R- Bem a Aplle não criou o mause mais teve uma visão promissora daquele recurso e sobe utilizala muito bem ou seja Stevs Jobs foi mais esperto que a Xerox. A Aplle criou o novo tipo de Software com interface gráfica de janela, mais errou ao deixa a microsoft ter acesso a suas ideais. Bill Gates que não terve essa ideia, mais tinha uma uma visão de empreendedorismo muito grande, fez um software parecido mais não igualao da Aplle. E lançou primeiro no mercado Japonês. A microsoft foi mais esperta que a Aplle. Termos que guarda bem nossas ideias e divulgar elas na hora certa.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

R- Na parte em que Bill Gates faz o acordo com IBM de software que ele não tinha, e depois compra o software de outro cara a preço de banana. Foi uma jogada de mestre.


sérgio teixeira fagundes

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição
para a evolução do software.
R: com a evolução do hardware.foi necessario a criação de software mais modernos com isso.o software foi evoluindo muito pois cada hardware mais evoluidos eram precisos softwares mais modernos e aperfeiçõados.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto
r:foi o executivo da ibm quando bill gates foi apresentar seu software.na epoca a ibn não criava software mas sim hardware i era como a ibn lucrou. a mudança de valor de software e hardware se deu porque sem os softwares os hardware não eram muito util.
3) Com base no filme, qual sua opiniao entre o debate microsft X apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?
r:nem um dos dois criou sesse sistema eles copiaram.primeiro estevem jobs copiou esse sistema e fez o machtosh e depois gates entrou no projeto de estevem e roubou o resto do projeto.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.
quando bill gates comprou o sistema operacional por 50 mil dolares.fez auterações e depois apresentou a ibn.outra parte interessante foi a negociação de gates com a ibn.ele não queria só vender o projeto mas receber uma parcela por cada computador vendido
Formato:

NumeroSequencia- Nome/Matricula

-Resposta


2- Tonny César Vieira Cabral

1) O hardware foi evoluindo, ficando cada vez menor, deixando as válvulas e começando a descobrir o transistor, porem a máquina ficou limitada, “ Sem sentido” precisava de algo que interagisse com o hardware, a partir desse ponto surgiu o software como exemplo o (ms-dos), que no começo não se dava muita importância, mas evoluiu rapidamente se transformando no que é hoje, valendo mais que o hardware.

2) A frase foi dita por um executivo da IBM, em uma reunião com Bill Gates. Na época eles acreditavam que o lucro se daria através dos hardwares, para a IBM o software era insignificante. Nessa reunião Bill Gates já tinha uma visão de ganhar dinheiro com o software, assinou um contrato com a IBM onde a Microsoft ganharia os Royalties na venda das máquinas com o software, a partir desse momento que a Microsoft se tornou a potência que é atualmente, o mercado de software teve uma evolução enorme que hoje em dia vale muito mais que o hardware.

3) E muito difícil afirmar quem foi o inventor do sistema operacional com janelas e mouse, como sabemos Bill Gates e Esteve Jobs eram amigos e começaram juntos a desenvolver software, anos depois brigaram e cada um seguiu individualmente, o filme mostra que ambos “ passaram a perna no outro” em determinadas épocas, por isso o impasse até os dias atuais de quem foi o verdadeiro inventor.

4) A visão de empreendedorismo que Esteve Jobs tinha, com apenas cinco máquinas agiu como se tivesse uma linha de produção, e acabou vendendo milhares.


Severino José da Costa Neto

1 – A evolução dos hardwares propiciou a criação de programas, mas avançados, mas hoje em dia quem da a “ordem” de evolução do hardware são os softwares, com podemos ver a evolução do sistema operacional Windows.

2 - A frase foi dita por um executivo da IBM, em uma reunião com a Microsoft quando a mesma queria vender seu sistema operacional DOS para a IBM e conseguiu. Essa mudança de papel de importância se da pela sua necessidade de uso, porque que se só existir o hardware sem o software a marquinha não seria nada.

3 – A Microsoft esta errada pelo fato de ter roubando essas tecnologias da Apple. No final do filme Bill Gates afirma que Steve Jobs também roubou essa tecnologia da Xerox, mas esse fato está errado, pelo motivo que Steve Jobs e sua equipe foram ate a sede da Xerox pedir sua tecnologia para eles, então eles não roubaram e sim pedirão. Então eu concluo que, Xerox criou o mouse e a interface gráfica do sistema operacional, logo após chega Steve Jobs e aprende a usar essas tecnologias com a própria Xerox, assim por vez Bill Gates entra na empresa Apple só para roubar e copiar todo o sistema operacional da apple.

4 – O fato que me marcou muito foi as ultimas informações quando o filme fala que Steve Jobs foi despedido da sua própria empresa.


1-Artur Paes Queiroz

1)Ao mesmo tempo em que o software evoluía, o hardware também o fazia. Com os avanços da eletrônica, da válvula se passou para o transistor, e dele para o circuitos integrados. Os computadores diminuíam em tamanho e aumentavam em capacidade. Não era mais possível imaginar um computador executando um único programa, principalmente nas aplicações do tipo administrativo-finaceiro, nas quais, por realizar muitas operações de leitura e escrita, deixavam o computador ocioso a maior parte do empo. Por esta razão, surgiram os sistemas operacionais de tempo compartilhado, os quais permitiam que o computador atendesse vários programas ao mesmo tempo. Para isso, executava um pouco de cada vez e, cada vez que o programa estava realizando operações de leitura/escrita, passava seus serviços para outro programa. Com esses progressos, os computadores começaram a ter seus terminais e começaram a sair dos CPDs e a ficarem mais perto dos usuários finais, gerentes, atendentes de lojas, entre outros.

2) Um executivo da IBM, em uma reunião com Bill Gates. Eles acreditavam que o mais importante era o Hardware o não o Software. Já hoje isso mudou muito, o Software é considerado mais importante.(Pois o que importa é o conteúdo.) Além de altos valores do Software, como taxa de compra e licenças.

3) A Apple havia pegado a interface gráfica e a ideia de usar um mouse de outra empresa, Xerox, e adicionou-a ao seu produto. e Criou o Macintosh. Bill Gates encontra oportunidade e convence Jobs a deixa-lo participar do novo projeto. Gates não só formou a parceria como conseguiu copiar a interface gráfica do Macintosh e vender uma versão parecida no Japão. Ao descobrir isso, Jobs quebrou a aliança entre as duas empresas.

4) Quando Bill Gates pagou 50 mil pelo sistema que viria a ser o MS-DOS. Gates o personalizou e vendeu por milhões.


Heleno Ferreira

1) No inicio para programar um computador eram necessárias várias pessoas, isso devido ao espaço ocupado pelo hardware bem como por falta de um software para gerenciar as funcionalidades. Com o passar do tempo ambos se desemvolveram, e hoje com a miniaturização temos um alto poder de processamento em máquinas cada vez mais compactas, todo esse hardware gera um mercado para desemvolvedores de sistemas operacionais bem como softwares cada vez mais sofisticados.

2) - Quem disse a frase foi um executivo da IBM a Bill Gates, nesta ocasião Gates tentava vender seu DOS (sistema operacional em disco ), que nem mesmo possuia ainda, mas a grande sacada de Gates foi reter a propriedade do software e apenas licenciar, cobrando por cada máquina indidualmente, esse foi o inicio de uma grande revolução, e hoje sabemos que softwares chegam a custar bem mais que o próprio hardware.

3) - A invenção do moouse e da interface gráfica foi o ponto o culminante para a popularização do computador pessoal, por traser uma tela mais amigavel e acessível para usuarios domesticos, a aplle copiou essa idéia da xerox, cometendo um erro enorme ao deixar a miicrosoft copiar a mesma idéia, Gates conseguiu aproximar-se da aplle e convencer Jobs de que não oferecia risco algum para seu negócio.

4) - O filme é muito interessante pois mostra a grande façanha de Bill Gates ao comprar um sistema barato e licenciar de forma individual retendo a propriedade.


Marlon Antonio Xavier

1)Com a evolucão dos computadores, foi necessario criar algo para interagir com o hardwere, pois o computador nessecitava de algo para o controlar, por isso foi criado os softwares para interagir a maquina com o operante.

2)A frase foi dita pelos os executivos da IBM em reniao com a microsoft, pois Bill acreditava que, o computador sem um sistema operacional não seria nada, so uma maquina com luzes, mesmo sem um sistema, ele vendeu a IBM e depois comprou de um cara por 50mil dolares, e foi o pontapé inicial para os outros sistemas operacionais.

3)Como a Apple tinha consegido com a Xerox a interface gráfica e o mouse para seus computadores, Bill com sua espertesa foi a Jobs e consegiu um acordo para patrocinar seu trabalho, mais na verdade ele foi a traz e consegiu copiar para seu sitema operacinal dos, a interface e o mouse, roubando assim Jobs.

4)Que Bill Gates sempre foi confiante nos seus atos, para conseguir o que queria não importava o que tinha de fazer, mesmo enrolando o cara que vendeu o dos por 50mil, por saber que ia ganhar muito dinheiro em cima, como foi astuto para enrolar Jobs e consegir vender o seu sistema para os computadores do Japao, e consegir ganhar dinheiro com uma versao parecida da interface gráfica do Macintosh.


Chrystian Soares

1 - A evolução do hardware foi importante porque permitiu que o software evoluísse, com mais funções para realizar e mais recursos para gerenciar. Isso abriu caminho para o surgimento dos sistemas básicos, como sistemas operacionais, e posteriormente os demais aplicativos, semelhantes aos que conhecemos hoje.

2 - Um dos executivos da IBM no momento em que estavam em reunião com a Microsoft. Nesse momento Bill Gates percebeu que para sua "empresa" crescer precisava de uma forte parceria. Com isso, apesar de a IBM não ter se importado tanto com software, eles fizeram o acordo.
Essa frase representava o nível que estava o hardware na época, naquele momento o hardware estava muito a frente do software, porém não com a sua capacidade totalmente explorada. Mas Gates também não possuia o tal software, que apenas foi obido após o acordo, com outra pessoa.

3 - A Apple inovou ao conseguir unir a interface gráfica com o seu computador. Já a Microsoft simplesmente copiou essa funcionalidade para seu sistema operacional. Mas no fim das contas, a verdadeira criadora da interface e do mouse foi a Xerox.

4 - O momento em que Steve Jobs muda seu comportamento e aparência para dar a impressão de ser um grande empresário e vende sua máquina como se já tivesse toda uma estrutura de fabricação de computadores.


Werônica Pimentel

1 - A evolução do hardware foi de grande importância para a evolução do software. Com a miniaturização dos componentes do hardware, houve um aumento na velocidade de processamento e também um aumento no desempenho da máquina. E isso, por sua vez, permitiu que o software pudesse ser aprimorado.

2 - A frase foi dita por um executivo da IBM, quando os executivos desta estavam em reunião com Bill Gates e mais dois amigos seus. Eles estavam nesse momento negociando a venda de um sistema operacional – o DOS. Para a época, dizer que “o lucro está no hardware, e não no software”, havia certa lógica. No entanto, com a evolução do software, não dá para dizer a mesma coisa. Atualmente, o hardware continua sendo muito importante, mas ele é apenas um suporte para o software. Sem o software, o hardware não é tão útil.

3 - Na minha opinião, a autoria é da Apple. Entretanto, Steve Jobs subestimou a capacidade do pessoal da Microsoft e acabou por permitir que estes roubassem suas idéias. Bill Gates e a Microsoft fizeram algumas modificações no software da Apple e lançaram no mercado como se fosse de autoria destes.

4 - Achei muito interessante a cena final, a qual mostra Bill Gates falando com Steve Jobs e se mostrando superior a ele. Essa cena só reforça a idéia de que realmente “o mundo é dos espertos".


LUCIANO FERNANDES FERREIRA

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução do software.

R - A evolução do hardware foi um grande passo na computação que ao mesmo tempo levou também a evolução do software.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

R - Esta frase foi dita por um executivo da IBM, durante uma reunião entre executivos da IBM e
Bill Gates, onde Bill Gates vendia algo que ainda não tinha: o DOS.
Naquele momento acreditava-se que o mais importante era o Hardware e não o Software. Mas mesmo assim Bill Gates convenceu a “IBM” sobre a importância do Software (Sistema Operacional).
Já no momento atual, o pensamento mudou muito, o software é considerado mais importante do que o hardware, pois o que importa é o conteúdo e não a aparência. E também há altos valores agregados ao software, como as taxas de compra e licenças.

3) Com base no filme, qual sua opiniao entre o debate microsoft X apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

R - “bons artistas copiam, grandes artistas roubam” A frase é de Pablo Picasso. Mas Steve Jobs disse essa frase no filme quando foi até a Xerox para “inspirar-se” na idéia do mouse e da interface gráfica. Até ali os computadores só tinham teclado, mas depois dessa visita a Xérox, Steve Jobs desenvolveu algumas mudanças que mais tarde se tornariam padrão. Acho que esta frase responde bem esta pergunta, não da pra dizer quem inventou.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

R - Um fato que achei interessante, foi o da invenção do mouse, que a principio não despertou interesse


Igor de Almeida Lima

1)A diminuição dos componentes de hardware e o incremento do software tornou o computador mto mais acessivel de forma a torna-lo pessoal.

2)Um executivo da IBM.Uma negociação da microsoft com a IBM para a venda do ms-dos, sistema q ainda nao existia. Fazia todo o sentido devido a epoca em q isso foi dito, pois o hardware era o q daria maior lucro e nao o software, o q hj se inverteu devido a epoca, pois se vc nao tem uma interface amigavel dificilmente seu produto sera adquirido.

3)Na minha opnião tornou o computador muito mais amigavel tornando-o mais atrativo

4)A submissao da aple (steve jobs) com a microsoft logo no inicio do filme.


Aline Daniele

1) A evolução do hardware, fazendo seu tamanho diminuir e o seu manuseio mais fácil, dando a possibilidade de ser usado em qualquer lugar veio ajudar também a desenvolver softwares para serem instalados nos hardwares, pois sem os softwares essas maquinas não teriam uma utilização seriam apenas máquinas sem uso, o software veio da vida ao hardware e possibilitou as pessoas de várias etnias e classes o alcance a novas informações.

2) A frase foi dita em uma reunião da IBM com a Microsoft, esta no qual ainda estava no seu inicio de carreira, esta reunião tinha por objetivo da Microsoft vender a IBM um software ainda não existia, mas como na época a ideia de software não era ainda vista como hoje, a IBM aceita comprar o software (sistema operacional), a única condição que a Microsoft exige é uma porcentagem de cada computador vendido. Na época o hardware era mais caro que o software porque ate então os computadores só eram vendidos para indústrias e não se tornado um objeto de uso particular, a partir da hora que o computador se populariza é necessário desenvolver-se também um software que seja simples de manusear e que interaja com seus usuários comuns. Hoje tanto o desenvolvimento dos softwares como dos hardwares andam juntos, pois o hardware devem ter a capacidade de suportar e produzirem os avanços dos softwares como por exemplo a interface gráfica.

3) O sistema operacional com mouse e janela foi uma ideia que não partiu nem da apple nem da Microsoft essa ideia foi de um grupo de foram ate a xerox apresentar e vender seu produto só que a xerox não deu valor aquela descoberta e deixou tanto a Microsoft como a apple verem e conhecerem as suas estruturas, então a apple lançou a nova descoberta no computador Lisa enquanto a Microsoft segurou esse conhecimento para quando lançaram o Windows. Então na minha opinião nenhum dos dois foram autores dessa descoberta eles apenas usaram a seu favor cada um do seu jeito.

4) As cenas que mais achei interessante era a forma como Bill Gates conseguia vender seus produtos e como ele conseguiu despistar Steve Jobs quando ele desconfiava que a Microsoft estava lhe enganando.


Aluna: Meire de Couto Bernardo

1) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução do software.

R: Os hardwares foram evoluindo se tornando cada vez menores, diminuindo seus componentes e ganhando cada vez mais funcionalidade, e se tornando mais simples facilitando o seu acesso pelas pessoas. E com a modernização dos hardwares também vieram a evolução dos softwares que facilitou a comunicação da máquina com o usuário, se tornando indispensável pelas máquinas funcionando como o cérebro delas.

2) Quem disse a frase “o lucro está no hardware, e não no software”? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

//R:Um executivo da IBM em reunião com a Microsoft , onde Bill Gates tentava vender para eles o seu sistema operacional, só que ele não dava muita importância a esse programa, pois ele acreditava que isso serviria apenas como um acessório a mais e que não teria muita importância, pois pra eles o mais importante eram as maquinas e não os seus programas.

Por que hoje já se sabe que hardware por si só já não serve para quase nada, pois quem comanda as operações realizadas nos hardwares são os softwares que é como se fossem o cérebro do computador, comandando todas as tarefas realizadas.//

3) Com base no filme, qual sua opinião entre o debate Microsoft x Apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

R: A Apple teve uma visão futurista de um projeto menosprezado pela Xerox onde o aprimorou e lançou no mercado, na mesma forma a Microsoft fez com a Apple, com o diferenciado que ela aprimorou o projeto da Apple e vendeu para a própria e outras Empresas dando inicio a série bem sucedida do Sistema Operacional Windows.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme?

R: A cena na qual Steve Jobs em reunião com o seu grupo ele fala que os bons artistas copiam, grandes artistas roubam, e assim eles roubam uma idéia da empresa Xerox menosprezado pela mesma.


Fernando Antônio Carvalho de Vasconcelos

1) Comente o papel da evolução do Hardware e sua contribuição para a evolução do Software.

R1: A evolução do Hardware está intimamente relacionada com o surgimento de novos Sistemas Operacionais e das aplicações por ele suportadas. A evolução dos Sistemas Operacionais para computadores pessoais e estações de trabalho popularizou termos como "conceitos" e "técnicas" antes conhecidos somente em ambientes de grande porte. Com isso surgiram novos termos para "conceitos" já conhecidos, que foram apenas adaptados para a nova realidade.

2) Quem disse a frase: "O lucro está no Hardware, e não no Software"? Descreva a cena em que isso foi dito. Comente essa frase. Porque a mudança de percepção de valor que o mercado dá para hardware e software mudou tanto.

R2: Esta frase foi dita por um executivo da IBM, durante uma reunião entre executivos da IBM e Bill Gates, onde Bill Gates vendia algo que ainda não tinha: o DOS. Naquele momento acreditava-se que o mais importante era o Hardware e não o Software. Mas mesmo assim Bill Gates convenceu a IBM sobre a importância do Software (Sistema Operacional). Já no momento atual, o pensamento mudou muito, o Software é considerado mais importante do que o Hardware, pois o que importa é o conteúdo e não a aparência. E também há altos valores agregados ao Software, como as taxas de compra e licenças.

3) Com base no filme, qual sua opinião entre o debate Microsft X Apple do filme sobre a autoria de um sistema operacional com janelas e mouse?

R3: Acredito que nenhuma das empresas tenham mérito pela "invenção", pois o que se vê no filme é que a empresa responsável pela criação da Interface com janelas e do mouse foi a Xerox, e não a Apple e/ou Microsoft. O que houve foi um aperfeiçoamento por parte das duas empresas.

4) Descreva uma cena ou fato que achou mais interessante no filme.

R4: A primeira cena, onde Steve Jobs e Steve Wosniak aparecem nos preparativos da produção de um comercial que ficou muito famoso nos EUA. Trata-se do comercial de lançamento do Machintosh. Esse comercial foi exibido uma única vez, num evento de visibilidade muito grande. Na ocasião do comercial, a Apple estava dando um lance ousado para recuperar o mercado de microcomputadores que vinha perdendo para a
IBM.


Ramon Santos

R1: O hardware evoluiu muito, principalmente em tamanho partindo de um prédio inteiro até algo de se pode levar a qualquer lugar, mas para que serviria o hardware evoluir tanto se as coisas que se podiam fazer nele eram limitadas. Ai é onde começa a evolução do software, que aproximou o ser humano da maquina. E hoje é que puxa o desenvolvimento do hardware. Com aplicativos poderosos que exigem muito da maquina.

R2: Um executivo da IBM durante uma reunião, onde Bill Gates os convencia a comprar seu Sistema Operacional (que nem existia). Na época o software não tinha tanto valor, ainda tava começando sua evolução, mais hoje em dia um computador não é nada sem o sistema Operacional.

R3: Em minha opinião, o que a Microsoft fez foi roubar a interface gráfica e o mouse da Apple que havia sido obtido da Xerox de forma legal, porque seus executivos tinham uma visão muito fechada, e ignoraram o seu próprio projeto, assim forneceram-no pra Apple, que deu uma melhorada nele. Vendo isso Bill Gates percebeu que, seu sistema ia ficar obsoleto, ai convenceu Steve Jobs a trabalhar com ele, para poder copiar seu sistema.

R4: A parte que eu achei mais interessante foi no final, durante a apresentação do Macintosh, onde Bill Gates veste a camisa da Apple enquanto um funcionário da Apple traz computadores com Windows, depois ao ver que tinha sido enganado Steve Jobs conversa com Bill Gates e ele diz “que há algumas semelhanças” no sistema. E Steve Jobs o chama de ladrão e Bill Gates diz que os dois são iguais.